A vigilância da Universidade atende pelo número (42) 999120004
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza, em média, 180 atendimentos por mês via Whatsapp pelo programa “UEPG Mais Segura”. A iniciativa agiliza o atendimento de ocorrências que envolvam a segurança dos Campi. Segundo o reitor da instituição, Miguel Sanches Neto, ”a vigilância do Campus de Uvaranas é realizada de forma intensiva e protetiva, permitindo que as pessoas acionem os nossos vigilantes quando há qualquer tipo de perigo ou anormalidade. Para isso, é muito importante o Whatsapp que, atualmente, é um dos canais mais rápidos de comunicação e permite a agilidade de ações voltadas à proteção da população interna e externa que frequenta os nossos campi”, ressalta.
Conforme o vice-reitor, Everson Augusto Krum, “o programa ‘UEPG Mais Segura’ envolve a participação de servidores, agentes Universitários, professores e acadêmicos em atividades de lazer e convivência, assim como, ações voltadas para que a comunidade externa à universidade venha ao Campus Uvaranas. Desenvolveremos e faremos ainda outras atividades que possibilitem a maior utilização dos espaços, promovendo passeios, corridas caminhadas e competições”, afirma.
Com o objetivo de intensificar ainda mais a segurança, Josué Linhares de Lara, Diretor de Segurança e Apoio, explica que “foi implantado o serviço de rondas alternadas no Tático Móvel com viaturas caracterizadas com giroflex que realizam rondas preventivas e ostensivas nos turnos de serviço em todas as vias do Campus de Uvaranas”. Além disso, a segurança também realiza a fiscalização com o serviço Tático de Moto com giroflex “que percorrem os locais mais movimentados, principalmente nas proximidades dos blocos, locais em que o Tático com veículo não tem acesso”, afirma.
Os investimentos em segurança vêm garantindo maior tranquilidade à comunidade acadêmica, assim como a comunicação via Whatsapp que torna mais ágil as ações dentro da Universidade. O recurso foi fundamental para a resolução rápida do caso registado na noite desta quarta-feira (26), quando a vigilância do campus Uvaranas recebeu o comunicado de que havia um menor, pertencente à comunidade do bairro, sobre a caixa d’água do Bloco do Curso de Educação Física.
A equipe acionou imediatamente a polícia e o corpo de bombeiros, que conseguiram frustrar a tentativa de suicídio. Por volta das 22h50, os bombeiros conseguiram retirá-lo e o encaminharam para o Pronto Socorro. Apesar do menor não pertencer à comunidade acadêmica, a Universidade enfatiza que criou o UEPG Abraça, serviço que presta desde o ano passado voltado à saúde mental, com foco também na prevenção ao suicídio.
O programa é formado por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de enfermagem, serviço social, psicologia e psiquiatria, este último, em caso de encaminhamento para uso de medicação. O atendimento ocorre das 8h às 19h e é destinado a diversos públicos, assim como, grupos específicos como usuários de álcool e drogas, pacientes com transtornos mentais como depressão e ansiedade e grupos LGBTS+.
A UEPG Abraça funciona desde novembro de 2018 e trabalha com atendimentos psicossociais e ações específicas, como atividades de relaxamento, Reiki, massoterapia e alongamento. Durante este mês, a UEPG intensificou a divulgação do serviço através da campanha Setembro Amarelo.
Texto: Vanessa Hrenechen / Foto: Aline Jasper