O então curso de Línguas Estrangeiras para a Comunidade (Clec – UEPG), que funcionava no Campus Central, passa agora a atender sob o nome de Eslin, e com novo endereço, na Rua Julia Wanderley, 980 (ao lado da Mansão Vila Hilda). Para a diretora da Escola, professora Valeska Gracioso Carlos, o órgão auxiliará na expansão das atividades e na melhoria do ensino ofertado. “O Clec-UEPG, com o novo espaço, e a junção dos departamentos, transformando-se na Eslin, vai ser um espaço multicultural e que visa a inclusão”. A princípio, serão ofertados no espaço os cursos antes ofertados pelo Clec, de espanhol inglês e francês. Outras atividades e cursos deverão fazer parte da Eslin também, como é o caso do Paraná fala Idiomas, cursos de línguas indígenas e libras. “Estamos em fase de planejamento dos cursos de libras e muitos outros que virão”, explica a professora Valeska.
Outro ponto de destaque do Eslin é levantado pelo reitor, professor Miguel Sanches Neto: a abrangência de competências trabalhadas pelos cursos ofertados. “Nós nomeamos como Escola de Línguas, Literaturas e Culturas sempre com a ideia de inclusão. Com a discussão que a gente teve em torno de rebatizar a escola, nós destacamos por essa ideia da inclusão já no próprio nome da nossa estrutura”, enfatiza.
O prédio, que já foi Centro Médico da UEPG e que estava fechado há alguns anos, foi completamente reformado para receber de forma adequada os professores e alunos. A nova estrutura conta com auditório para eventos, 14 salas e dois laboratórios, além da recepção e cozinha. Com o novo espaço, a oferta de turmas e horários poderá ser ampliada. Sanches contextualizou o cenário da oferta de cursos de línguas pela instituição: havia professores e alunos, mas não o espaço adequado. “Então, a gente ficava nos espaços vagos entre os turnos de aula para dar os nossos cursos de língua estrangeira”, explica o professor Miguel.
Dessa forma, a nova Escola proporcionará mais oportunidade para quem deseja estudar, o que, segundo o reitor da UEPG, impacta diretamente na vida das pessoas atendidas pelos cursos, ofertando o aprimoramento necessário para garantia de um bom futuro. “Estruturas são sim importantes na vida das pessoas. Investir em infraestrutura é investir nas pessoas.
Esteve presente na Inauguração da Eslin o Professor Renê Wagner Ramos, representando a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Ele parabenizou a iniciativa e enfatizou a relevância de investimentos e ações como as feitas pela Escola de Línguas: “Parabéns mesmo, eu acho que isso só enriquece e traz novas perspectivas e vai mudar a vida de muita gente, com certeza. Isso é o mais legal da educação: a gente perceber que a gente, ainda que de madeira modesta, consegue mudar a vida de alguém”.
“Em suma, a Eslin é de vocês, ela é nossa, ela é da UEPG e ela é da comunidade”, finaliza a professora Valeska.
As inscrições para interessados nos cursos ofertados pela Eslin abrem em julho, com início das aulas em agosto.
Texto: Cristina Gresele | Fotos: Fabio Ansolin