A Universidade Estadual de Ponta Grossa assinou, nesta quarta-feira (11), Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural com a Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultural.
Conforme o documento, serão realizadas atividades artísticas e de formação, a partir da adesão da UEPG ao Sistema Estadual de Museus. O instrumento permitirá a articulação das entidades, a gestão de informações e a formação dos agentes, gestores e produtores culturais.
O projeto de extensão prevê cursos de formação no campo da Museologia, Artes, História, Educação Patrimonial e áreas afins, tanto presencialmente, quanto pela plataforma do Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância (Nutead) da UEPG. O objetivo é fomentar o intercâmbio técnico e científico, a partir dos programas de capacitação e divulgar os trabalhos desenvolvidos nos cursos em revistas e livros específicos.
A implantação da plataforma tecnológica servirá para a gestão de coleções museológicas e o intercâmbio de exposições, assim como, a assistência técnica em atividades de preservação do patrimônio histórico, acervo museográfico e bibliográfico. De acordo com Nitonci Chaves, diretor do museu Campos Gerais, “a parceria é muito importante porque, especialmente na região, há necessidade de formação de quadros técnicos para atuação em museus”, afirma.
Durante a reunião, o Coordenador Estadual de Museus, Renê Wagner, disse que o objetivo é estabelecer um padrão baseado no papel que cada museu desempenha na comunidade e promover a articulação entre os museus existentes no Estado. “Esta seria uma primeira fase da parceira, em um segundo momento, estudamos a possibilidade de abrir campo para residências técnicas na área de museologia e conservação histórica”, finaliza.
Texto: Vanessa Hrenechen / Texto: Luciane Navarro