Proex-UEPG destaca objetivos sustentáveis contemplados pela extensão em 2021

Compartilhe

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proex-UEPG), em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UEPG), realizou um levantamento de dados para identificar os principais objetivos alcançados em 2021 pela Universidade a respeito dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).    

Segundo o levantamento, no ano de 2021, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram contemplados na totalidade dos 241 programas e projetos de extensão, e apresentaram conexão com pelo menos uma das 169 metas da Agenda 2030 da ONU. Na UEPG, destacam-se os seguintes objetivos: ODS 04 – Educação de Qualidade, ODS 02 – Saúde e Bem-Estar, ODS 10 – Redução das Desigualdades, ODS 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 16 –  Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

O estudo apontou que, durante o último ano, houve uma constância no número de programas e  projetos que se vincularam à Agenda 2030. “Isso reafirma o fato de que a UEPG, mesmo que ainda em processo de adequação dos ODS, já contribui consideravelmente para com o alcance do desenvolvimento sustentável por meio de sua Extensão Universitária”, afirma a diretora de Extensão da Proex-UEPG, Sandra Scheffer.

Sandra aponta que as ações extensionistas e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estão em estreita relação. “A Diretoria de Extensão tem a preocupação de dar relevância e visibilidade a este aspecto. Para tanto, tem implantado instrumentos de gestão como mapas georreferenciados e o Portal de Dados Extensionistas (a ser lançado), para expor os projetos e programas e seu impacto, a fim de colaborar com a redução das mazelas ambientais, econômicas e sociais”, explica. 

No âmbito da Diretoria de Extensão Universitária da UEPG, os objetivos foram implantados nos formulários eletrônicos de programas e projetos de extensão, a partir do ano de 2019. A Fundação Araucária e Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR) formaram grupos de trabalhos com a finalidade de promover o alinhamento entre projetos de extensão das instituições estaduais e os ODS. Além da inserção dos ODS nas propostas de ações extensionistas, no ano de 2021, a Diretoria de Extensão disponibilizou o Mapa da Extensão Universitária, elencando os ODS nos programas e projetos e integrando o georreferenciamento das ações no Google Maps. 

A diretora salienta que os ODS passaram a pautar ações estratégicas dentro da Proex-UEPG, para serem utilizados como ferramenta de gestão. “Assim, o trabalho possibilita mapear iniciativas prioritárias nas chamadas internas de submissão das ações de extensão e em participações em chamadas públicas de financiamento externo”, completa. 

Texto: Julio César Prado     Foto: Luciane Navarro


Compartilhe

 

Skip to content