As professoras Luiza H. Gallo e Danilla I. Corazza, do departamento de Educação Física, iniciaram o Projeto de Extensão “UEPG Natividade”, voltado para o público da terceira idade. O objetivo é fornecer diferentes tipos de exercício físicos, adaptados para as especificidades do envelhecimento. As aulas acontecem nas terças e sextas, das 8h às 9h, na UEPG do Campus Uvaranas, no Bloco G.
Segundo a professora Luiza, a intenção é trabalhar a capacidade funcional, como a força muscular, equilíbrio, mobilidade, e a saúde mental a partir das funções cognitivas, como atenção e memória que podem se modificar prejudicialmente com o passar dos anos. “Uma das formas de melhorar esses fatores e trazer inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida é a prática regular de exercícios físicos”, afirma.
Nas aulas serão realizados diferentes tipos de atividades, como treinamento funcional, mobilidade, flexibilidade, danças e exercícios para evitar quedas, destinados a melhorar a força, equilíbrio, flexibilidade, disposição e vitalidade. “Além disso, fazer exercícios em grupo aumenta a socialização, diminui o isolamento social e colabora para melhorar aspectos de saúde mental, como humor, ansiedade, atenção e memória”, explica a professora Danilla.
Todos os exercícios são acompanhados por profissionais qualificados e com experiência em saúde e envelhecimento de acordo com as necessidades do grupo. Está é a primeira edição do projeto de extensão que acontece em parceria com a Coordenadoria de Desporto e Recreação e com o Departamento de Educação Física.
Para informações adicionais: (42) 32203162 e (42) 32203156
Texto: Vanessa Hrenechen