UEPG participa de pesquisa de mestrado sobre violência de gênero

A Universidade Estadual de Ponta Grossa participa da pesquisa do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, da mestranda Bruna Maria Rossignolli. A pesquisa é voltada para a violência de gênero dentro das universidades. Ambas as instituições são objeto de estudo do trabalho. Para que a pesquisa seja realizada, a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade, em parceria com a mestranda Bruna Maria Rossignolli, elaborou um questionário para os alunos da UEPG, que pode ser acessado aqui.

O questionário trata das manifestações de violência de gênero e assédio presentes nas instituições de ensino superior e tem como objetivo estudar as violências dentro do ambiente acadêmico. A pesquisa pode apenas ser respondida por alunos matriculados a partir do segundo ano de graduação presencial. “O objetivo do questionário é verificar se os alunos tem conhecimento dos mecanismos para que ele realize uma denúncia, receba um atendimento, e saber quais são os meios para o encaminhamento de uma situação como essa”, explica Silmara Carneiro e Silva da DAAD.

A pesquisa está dentro de um conjunto de ações desenvolvidas, como a Campanha “UEPG de Olho no Assédio”, iniciada pela PRAE em 2019 e que nesse ano terá continuidade com uma série de ações ao longo do ano. O trabalho tem parceria com o DCE, Tribunal de Justiça, LAGEDIS e Núcleo de Educação para a Paz. Para Silmara Carneiro, o aluno responder o questionário pode colocar de maneira anônima vivências pessoais, familiares e acadêmicas. “A intenção, em um primeiro momento com os dados, é ter um perfil dessas violências, um perfil do aluno e se foi vítima de violência ou se já observou um situação de violência dentro do contexto universitário”, relata.

Ao final do trabalho, os dados coletados serão divulgados pela Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade para toda a comunidade acadêmica.

Texto: Gabriella de Barros    Foto: Aline Jasper    Revisão: Vanessa Hrenechen