UEPG participa de projeto selecionado em edital do CNPq para receber recurso federal

Compartilhe

Dois pesquisadores da Universidade Estadual de  Ponta Grossa e outros professores das Universidades Estaduais de Londrina (UEL) e de Maringá (UEM), foram selecionados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para capacitar profissionais da saúde na prevenção dos fatores de risco da obesidade e doenças crônicas associadas em municípios do Paraná.

Camila Marinelli Martins e Erildo Vicente Muller, docentes do curso de Enfermagem e Farmácia da UEPG, integram uma equipe formada por 15 profissionais da área da saúde que participam do único projeto selecionado no Estado. O projeto intitulado “Formação de gestores e profissionais de saúde da APS do Estado do Paraná no enfrentamento da obesidade e fatores associados: Análise de efetividade a partir de abordagem quali-quantitativa” terá o investimento de R$ 525.472,00 para custear todos os gastos listados na elaboração do trabalho, dos estruturais até as bolsas que serão ofertadas para as pós-graduações das universidades envolvidas. Até o momento, o contato da equipe é realizado de forma remota e as ações práticas estão previstas para o ano que vem.

O coordenador do projeto em Ponta Grossa, o professor Erildo Muller (foto), destaca que a parceria entre as universidades é um grande passo para a formação de profissionais de saúde no estado. “Este projeto mostra a importância da relação dos pesquisadores entre várias universidades para obter resultados concretos, que possam ajudar na conquista de valores e que interfiram diretamente na saúde da nossa comunidade. Neste sentido, mais uma vez a UEPG mostra a abrangência que tem, mostra a aproximação que possui entre ensino e serviço, e também o impacto da sua formação nos pesquisadores”, afirma.

O edital nº 28/2020, elaborado pelos órgãos federais (CNPq/MS/SAPS/DEPROS ), trata da formação em doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco associados em todo o país.

 

Texto: Julio César Prado         Foto: Arquivo Pessoal/Erildo Muller

Compartilhe

 

Skip to content