UEPG sedia debates sobre políticas estaduais para o Esporte

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi palco de discussões sobre políticas públicas para a área esportiva, nesta semana. O Governo do Paraná promoveu, na UEPG, o Encontro Estadual de Gestores Municipais de Esporte e a primeira etapa da Conferência Estadual do Esporte, nos dias 25 e 26 de março, em ambos os campi da instituição. Os eventos foram organizados pela Secretaria de Esportes do Paraná, em conjunto com a Secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Ao longo de dois dias, os eventos fomentaram debates sobre as políticas públicas voltadas ao esporte e a formação de gestores municipais para a área. Participaram da atividade professores e acadêmicos da UEPG, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), servidores do governo estadual e secretários de Esporte de diversos municípios dos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba, Centro-Oeste e Litoral do Paraná.

O Encontro de Gestores Municipais do Esporte é uma ação do programa ‘O Esporte que Queremos’, projeto desenvolvido pela Secretaria de Esportes e o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), do Departamento de Educação Física da UFPR; voltado para a capacitação de gestores públicos e educadores da área esportiva. A abertura do Encontro ocorreu no Grande Auditório da UEPG, no Campus Centro, com a presença do secretário de Esportes do Paraná, Hélio Renato Wirbiski; a gestão da UEPG foi representada pelos chefes do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, professores Gonçalo Cassins e Julio Miné.

Na abertura, o secretário exaltou que as iniciativas desenvolvidas pelo programa Esporte que Queremos, com apoio das instituições de ensino superior, colocaram o Paraná na vanguarda dos investimentos públicos no Esporte. O professor Gonçalo Cassins destacou a importância de capacitar gestores para o setor esportivo, para além da formação de atletas: “Em nome do reitor, professor Miguel Sanches Neto, parabenizo o secretário e o governo do Estado pela oportunidade de debater o Esporte e propor ações que transformam a sociedade em nossa universidade, sejam todos bem-vindos!”.

Conferência Estadual do Esporte

Com a plateia do Auditório Central da UEPG lotada de estudantes, professores, atletas e gestores, teve início a primeira etapa Conferência Estadual do Esporte, na manhã de quarta-feira, 26. O objetivo do evento foi promover a discussão e levantar propostas para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao esporte no Paraná, que serão apresentadas ao final da Conferência, no mês de setembro, em Curitiba, para formar o Plano Decenal do Esporte, que orientará as políticas públicas para a área em um período de dez anos.

Organizado pelo Escritório Regional da Secretaria de Esportes do Paraná, o encontro realizado na UEPG foi o primeiro de uma série levará o debate para as diferentes regiões do estado. “Hoje celebramos um grande dia para o esporte no Paraná”, assim descreve o secretário estadual, Hélio Renato Wirbiski na recepção aos participantes. Ele explica que o evento foi levado para a Universidade como forma de trazer ao evento novas formas de produção do conhecimento. “Buscamos as universidades para proporcionar a troca de conhecimentos entre os gestores municipais com quem entende e transmite conhecimentos na área esportiva”, destaca Wirbiski.

O assessor da Seti, Marcos Aurélio Schemberger, exalta o papel das universidades estaduais e da UFPR nesta parceria para a promoção do esporte, por possibilitar uma atuação mais cidadã nesta área aos municípios do Paraná. “Nos próximos dez anos, nossas universidades formarão cerca de cinco mil profissionais da Educação Física, por isso é essencial assumirmos parte da responsabilidade neste espaço de debate sobre as políticas de promoção à prática esportiva em nosso estado”. O assessor, que também é professor da UEPG reafirma que o Esporte do Paraná está na vanguarda nacional.

“O evento de hoje mostra a importância das nossas universidades públicas para além da sala de aula. Sua localização geográfica, em todo o Paraná, torna nossas instituições espaços de discussões democráticas abertos para toda a comunidade”, exalta o pró-reitor de Graduação, professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior. O pró-reitor, que também é professor do Departamento de Educação Física da UEPG, destaca a satisfação em representar a Reitoria e a Universidade na abertura do evento. “São ações como esta, que envolvem governo, universidades e sociedade, que tornaram o Paraná referência nacional para o esporte”, celebra.

Além de aproximar a UEPG da comunidade esportiva do Paraná e das políticas públicas para a área, os eventos promoveram a integração com as demais universidades participantes do encontro. “A importância de as universidades estarem envolvidas com a Secretaria está no fato de que as políticas públicas são mais efetivas quando os meios acadêmico, político e esportivo se unem”, explica a professora Natasha Lise, docente na UEPG e pesquisadora do IPIE UFPR. Ela descreve como um marco muito importante a Conferência do Esporte ser sediada em uma universidade pública.

Texto: Gabriel Miguel | Fotos: Gabriel Miguel e Helton Costa


Compartilhe

 

Skip to content