

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi palco de discussões sobre políticas públicas para a área esportiva, nesta semana. O Governo do Paraná promoveu, na UEPG, o Encontro Estadual de Gestores Municipais de Esporte e a primeira etapa da Conferência Estadual do Esporte, nos dias 25 e 26 de março, em ambos os campi da instituição. Os eventos foram organizados pela Secretaria de Esportes do Paraná, em conjunto com a Secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Ao longo de dois dias, os eventos fomentaram debates sobre as políticas públicas voltadas ao esporte e a formação de gestores municipais para a área. Participaram da atividade professores e acadêmicos da UEPG, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), servidores do governo estadual e secretários de Esporte de diversos municípios dos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba, Centro-Oeste e Litoral do Paraná.
Na abertura, o secretário exaltou que as iniciativas desenvolvidas pelo programa Esporte que Queremos, com apoio das instituições de ensino superior, colocaram o Paraná na vanguarda dos investimentos públicos no Esporte. O professor Gonçalo Cassins destacou a importância de capacitar gestores para o setor esportivo, para além da formação de atletas: “Em nome do reitor, professor Miguel Sanches Neto, parabenizo o secretário e o governo do Estado pela oportunidade de debater o Esporte e propor ações que transformam a sociedade em nossa universidade, sejam todos bem-vindos!”.
Conferência Estadual do Esporte
Com a plateia do Auditório Central da UEPG lotada de estudantes, professores, atletas e gestores, teve início a primeira etapa Conferência Estadual do Esporte, na manhã de quarta-feira, 26. O objetivo do evento foi promover a discussão e levantar propostas para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao esporte no Paraná, que serão apresentadas ao final da Conferência, no mês de setembro, em Curitiba, para formar o Plano Decenal do Esporte, que orientará as políticas públicas para a área em um período de dez anos.
Organizado pelo Escritório Regional da Secretaria de Esportes do Paraná, o encontro realizado na UEPG foi o primeiro de uma série levará o debate para as diferentes regiões do estado. “Hoje celebramos um grande dia para o esporte no Paraná”, assim descreve o secretário estadual, Hélio Renato Wirbiski na recepção aos participantes. Ele explica que o evento foi levado para a Universidade como forma de trazer ao evento novas formas de produção do conhecimento. “Buscamos as universidades para proporcionar a troca de conhecimentos entre os gestores municipais com quem entende e transmite conhecimentos na área esportiva”, destaca Wirbiski.
“O evento de hoje mostra a importância das nossas universidades públicas para além da sala de aula. Sua localização geográfica, em todo o Paraná, torna nossas instituições espaços de discussões democráticas abertos para toda a comunidade”, exalta o pró-reitor de Graduação, professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior. O pró-reitor, que também é professor do Departamento de Educação Física da UEPG, destaca a satisfação em representar a Reitoria e a Universidade na abertura do evento. “São ações como esta, que envolvem governo, universidades e sociedade, que tornaram o Paraná referência nacional para o esporte”, celebra.
Além de aproximar a UEPG da comunidade esportiva do Paraná e das políticas públicas para a área, os eventos promoveram a integração com as demais universidades participantes do encontro. “A importância de as universidades estarem envolvidas com a Secretaria está no fato de que as políticas públicas são mais efetivas quando os meios acadêmico, político e esportivo se unem”, explica a professora Natasha Lise, docente na UEPG e pesquisadora do IPIE UFPR. Ela descreve como um marco muito importante a Conferência do Esporte ser sediada em uma universidade pública.
Texto: Gabriel Miguel | Fotos: Gabriel Miguel e Helton Costa