A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) firmou acordo de cooperação institucional com a Universidade Nacional da Patagônia Austral (Unpa), da Argentina. O convênio foi assinado pelo vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottim Demiate e o reitor da Unpa, professor engenheiro Hugo Santos Rojas, em 05 de julho.
O acordo prevê a parceria de mútua cooperação entre as universidades, nas áreas de ensino e pesquisa que auxiliem no cumprimento de suas missões institucionais e promovam o desenvolvimento das regiões que estão inseridas. A parceria com a Unpa trará novas oportunidades de intercâmbio acadêmico e estadia docente, assim como projetos conjuntos para a capacitação, aperfeiçoamento e divulgação científica, com foco em ações na área de Ciências Sociais Aplicadas.
“Estamos em um momento de maior atividade da nossa Universidade e certamente essas interações internacionais crescerão, em diferentes áreas de pesquisa”. O vice-reitor vê grande potencial na parceria com instituicões de países vizinhos, pela possibilidade de encontrar soluções para problemas comuns a toda a região. Para ele, acordos como este, demonstram maturidade e crescimento da UEPG na produção de conhecimento, em quantidade e qualidade.
O reitor da Universidade Nacional da Patagônia Austral, Hugo Santos Rojas, destaca a importância do acordo para sua universidade. “A parceria é uma forma de reconhecimento, que demonstra o compromisso dos nossos pesquisadores desta área do conhecimento para o desenvolvimento da comunidade onde estamos inseridos”. Ele reforça que o acordo permite ampliar a produção acadêmica em diferentes áreas estratégicas.
Presente no encontro, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG, professor João Irineu de Resende Miranda, celebra a valorização da área por meio da parceria internacional. “A possibilidade de pesquisar em Redes Internacionais contribui para o impacto social de nossas pesquisas e para a inserção e reconhecimento dos nossos pesquisadores em uma comunidade acadêmica internacional”, conclui.
Texto e fotos: Gabriel Miguel