UEPG recepciona Guardas Mirins do programa de “Formação Humana e Profissional”

Compartilhe

Nesta segunda-feira (04), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recepcionou os Guardas Mirins do Instituto Educacional Duque de Caxias. Ao todo, são 15 adolescentes que irão estagiar em diversos setores da Universidade, no período da tarde em contraturno escolar. Os Guardas Mirins iniciam as atividades nesta terça-feira (05), com contrato de trabalho firmado por um ano na instituição.

A recepção aconteceu na sala dos Conselhos, com a presença do reitor pró-tempore, Silvio Luiz Rutz da Silva; do presidente da Guarda Mirim, Alcides José Madalozzo; do coordenador do programa “Formação Humana e Profissional para os Adolescentes”, Amarildo Miguel Leal; e das chefias dos setores e departamentos. 

O programa “Formação Humana e Profissional para os Adolescentes”, da Procuradoria Jurídica (Projur), foi interrompido por dois anos devido à pandemia. Em 2022, as atividades foram retomadas, seguindo o protocolo de segurança de combate à Covid-19. De acordo com Amarildo, com o programa, o estudante tem a oportunidade de conhecer a Universidade e a variedade de profissões, contribuindo para sua formação pessoal e profissional. “Nós tivemos Guardas Mirins, que após participarem do programa, fizeram Vestibular e retornaram à Universidade como acadêmicos”,  relembra o coordenador.  

Ele conta ainda que há profissionais formados em diversas áreas, como Direito, Medicina, Assistente Social e Zootecnia. “É uma retribuição social da Universidade, que oportuniza que eles estejam conosco e contribui na mudança de vida deles”, conclui.

A boa experiência vivenciada ao longo dos 40 anos do Programa foi mencionada no evento, por Alcides. “Nosso trabalho é para que os jovens progridam em suas vidas, pois muitos provêm de famílias desestruturadas e, quando chegam na Universidade, encontram novas oportunidades, que possibilitam alcançar um futuro brilhante”. O reitor pró-tempore, Silvio Rutz destacou o tratamento afetuoso dos servidores com os Guardas Mirins. “Os estudantes têm a oportunidade de vivenciar essas experiências dentro da instituição, e os jovens vão ter todo o nosso cuidado”, finaliza.

Texto: Daniela Borcezi | Fotos: Júlio César Prado


Compartilhe

 

Skip to content