A recepção aconteceu na sala dos Conselhos, com a presença do reitor pró-tempore, Silvio Luiz Rutz da Silva; do presidente da Guarda Mirim, Alcides José Madalozzo; do coordenador do programa “Formação Humana e Profissional para os Adolescentes”, Amarildo Miguel Leal; e das chefias dos setores e departamentos.
O programa “Formação Humana e Profissional para os Adolescentes”, da Procuradoria Jurídica (Projur), foi interrompido por dois anos devido à pandemia. Em 2022, as atividades foram retomadas, seguindo o protocolo de segurança de combate à Covid-19. De acordo com Amarildo, com o programa, o estudante tem a oportunidade de conhecer a Universidade e a variedade de profissões, contribuindo para sua formação pessoal e profissional. “Nós tivemos Guardas Mirins, que após participarem do programa, fizeram Vestibular e retornaram à Universidade como acadêmicos”, relembra o coordenador.
Ele conta ainda que há profissionais formados em diversas áreas, como Direito, Medicina, Assistente Social e Zootecnia. “É uma retribuição social da Universidade, que oportuniza que eles estejam conosco e contribui na mudança de vida deles”, conclui.
A boa experiência vivenciada ao longo dos 40 anos do Programa foi mencionada no evento, por Alcides. “Nosso trabalho é para que os jovens progridam em suas vidas, pois muitos provêm de famílias desestruturadas e, quando chegam na Universidade, encontram novas oportunidades, que possibilitam alcançar um futuro brilhante”. O reitor pró-tempore, Silvio Rutz destacou o tratamento afetuoso dos servidores com os Guardas Mirins. “Os estudantes têm a oportunidade de vivenciar essas experiências dentro da instituição, e os jovens vão ter todo o nosso cuidado”, finaliza.
Texto: Daniela Borcezi | Fotos: Júlio César Prado