Na última quinta-feira (06), faleceu Vanessa Kubaski Maciel, aluna da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGEcem) e egressa da graduação em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O velório iniciou em 07 de abril, na Capela de Luto Santana, e o enterro no cemitério Parque Jardim Paraíso, em 08 de abril. Vanessa foi vítima do acidente ocorrido na BR 376, sentido Curitiba. Junto com ela, o filho Pedro Henrique Maciel Jorge, de sete anos, também faleceu no acidente.
O amor pela educação vinha de longe. Formada em Pedagogia pela UEPG em 2008, Vanessa atuava como diretora da Escola Municipal Aristeu Costa Pinto, em Ponta Grossa. Segundo o professor Jefferson Mainardes, que ministrou aulas para Vanessa, a aluna sempre foi muito participativa e interessada, principalmente pela área de alfabetização. “Ela era muito reconhecida pela comunidade da escola. Era muito alegre e comunicativa. A sua morte e de seu filho Pedro está sendo muito difícil para todos que a conheciam e que conviviam com ela”, lamenta.
“Vanessa, uma acadêmica estudiosa e comprometida com sua formação. Seu trabalho na docência e na gestão da escola municipal foi primoroso!”, destaca a professora Denise Puglia Zanon, do Departamento de Pedagogia. Vanessa deixou marcas na UEPG. “Deixou excelentes marcas, cuidou com amorosidade de seu filho, uma pessoa especial”, completa.
Nas redes sociais, a tristeza pela partida repentina de uma mulher apaixonada pela educação e pelo filho aparecia em mensagens. “Você tinha vários sonhos. Um deles era ser professora, mas não queria ser só professora. Você queria ser A professora. E conseguiu, desempenhou seu trabalho com amor à profissão, junto do amor ao ser humano e vontade de, através da educação, mudar a realidade não só de seus alunos, mas de toda uma comunidade”, disse Patricia Batista. Em outra publicação, Paola Pissaia lembra do sorriso de Vanessa. “Será sempre lembrada pela força, pela meiguice e pelo amor! Que você e Pedro sejam envoltos numa chama rosa de aconchego, encaminhados para recuperação e entendimento do espírito”.
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Arquivo Pessoal