A professora Verônica Oliveira Vianna, chefe do Departamento de Zootecnia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi nomeada para a Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). A Comissão presta serviços auxiliares à administração principal e assessora nas demandas relacionadas a animais silvestres no Brasil.
Para Vianna, que comemora a nomeação ocorrida em julho, a participação nas comissões possibilita a discussão entre as atividades dos profissionais zootecnistas e médicos veterinários, o que ajuda a enfrentar os desafios cotidianos encontrados no mercado de trabalho. “Fico bastante honrada, uma vez que existem vários profissionais experientes no Brasil inteiro. Fico imensamente gratificada e com uma imensa responsabilidade”, afirma.
Na UEPG, a docente ministra as disciplinas de Fundamentos da Criação e Conservação da Fauna Silvestre, Animais Silvestres, Ecologia e Gestão Ambiental, para a graduação em Zootecnia, além da disciplina de Manejo e Conservação de Fauna Silvestre, para o Bacharelado em Ciências Biológicas.
A professora acrescenta que, desde que entrou na UEPG em 2002, o contato com a realidade da região mudou o foco da sua atuação profissional. “A UEPG me proporcionou boas instalações para que eu pudesse ter desenvolvimento no laboratório de fauna, com vários trabalhos, e também uma interação com grandes colegas de outras áreas”, ressalta.
Além da CNAS, Verônica também participa da Comissão Estadual de Animais Selvagens (Ceas), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), e da Comissão Técnica e de Ensino de Zootecnia do CRMV-PR.
A docente tem vínculo no Conselho desde que se formou na graduação. “Acho importante a participação de zootecnistas e ter sido indicada pelos colegas é uma sensação de dever cumprido e respeito pelas pessoas da área. A fauna é um bem de todos e, se posso contribuir dessa forma, estou pronta”, completa.
Texto adaptado: Julio César Prado Foto: Arquivo CCom/2018