A visita aconteceu de 31 de maio a 02 de junho e passou pelos prédios do Centro Multiusuário de Pesquisas Avançadas para Tecnologias do Agronegócio (CT-Agro), Complexo Laboratórios Multiusuários (C-Labmu), Laboratório de Integração Tecnológica em Ciências Humanas e Sociais Professora Dra. Solange Aparecida Barbosa de Moraes Barros (Litec) e outras áreas do Campus Uvaranas. O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, a conversa rendeu novas possibilidades de editais e chamadas, sob estímulo de demanda via Governo do Estado e Finep. “Ficamos bastante animados e visitamos até mesmo projetos mais antigos que já foram concluídos. Isso reforçou o compromisso com a execução completa, trazendo benefícios à infraestrutura da UEPG”, celebra Ivo.
Durante as duas décadas de parceria, a UEPG recebeu incentivo da Finep de aproximadamente R$ 20 milhões, destinados para obras de prédios, adaptações e compras de equipamentos. “A visita teve boa repercussão entre os presentes, reforçando que a Finep, para além de apoiadora, é uma incentivadora da conclusão dos projeto, reforça Demiate.
A equipe da instituição relatou à Marcelo sobre as ações que acontecem na UEPG. “Quando você conversa com as pessoas e interage, consegue ver o quanto aquela construção impactou a vida dos pesquisadores, potencializando e afetando a sociedade de forma positiva”, relata o analista. Desde o início da parceria, a instituição já foi contemplada com 14 chamadas da Finep. “É muito gratificante poder verificar os aportes feitos mostrando resultados efetivos do que eram apenas propostas no papel”, reforça.
A Finep é uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, inovação e tecnologia em universidades, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Conseguimos ver o que foi proposto na época retornando para a sociedade na vida prática, já que, com os longos anos de parceria, são diversos projetos que vão desde infraestrutura até incentivo na pesquisa”, completa Marcelo.
Importância
O vice-reitor também reforça que a Finep é considerada divisora de águas para os projetos da instituição, desde a graduação até a pesquisa e capacitação de alto nível. “Os projetos melhoraram muito com a nova capacidade de atender a demanda da sociedade. Isso tem feito com que a UEPG tenha destaque na região, atendendo demanda pública, privada e de empreendimentos”, explica.
O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UEPG, Giovani Favero, destaca as realizações da instituição que foram possíveis através da Finep. “A financiadora desempenha um papel crucial no desenvolvimento tecnológico e econômico do país, com estímulos à inovação, sendo um dos principais financiadores de obras”. Ele também comenta que o incentivo da Finep fortalece a competitividade da instituição de forma positiva, criando mais empreendedorismo tecnológico e menos dependência externa.
Estiveram presentes na visita: Benjamim de Melo Carvalho, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais; Adilson Luiz Chinelato, Diretor do Setor de Engenharias, Ciências Agrárias e de Tecnologia; Rodrigo Rodrigues Matiello, Chefe do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade; Marcelo Alves Lopes Sampaio, Analista do Departamento de Infraestrutura de Pesquisa /FINEP; Ivo Mottin Demiate, Vice-Reitor da UEPG; Maria Salete Marcon Gomes Vaz, Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Culturais; Giovani Marino Favero, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Eduardo Augusto Agnellos Barbosa, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia; Andressa Novatski, Diretora de Pesquisa/PROPESP; Pedro Henrique Weirich Neto, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia; Silvana Ohse, Vice-Coordenadora do Curso de Agronomia; Osvaldo Mitsuyuki Cintho, Coordenador do Complexo de Laboratórios Multiusuário – C-LABMU.
Texto: Amanda Santos | Fotos: Amanda Santos/ Maurício Bollete