Nesta quinta-feira (15), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu o professor Jonathan Deenik, pesquisador da Universidade do Havaí, em Manoa. Deenik chegou na instituição por meio de uma parceria de pesquisa que já dura mais de três anos com o professor do Departamento de Física, Luiz Fernando Pires. O professor ficará no Brasil até 20 de dezembro.
A parceria começou com uma troca de e-mails. “Primeiramente, foi um contato de Kristy Lam, aluna de mestrado do Jonathan, para conhecê-la. Ela está vindo pro Brasil, inclusive para ficar aqui durante uma semana”, revela Luiz. Segundo o professor, a aluna mandou um e-mail sobre um novo tipo de pesquisa relacionado ao movimento e retenção da água no solo. “Eu respondi para ela o e-mail e aí nós começamos a discutir parte da dissertação dela”, conta.
Deenik e Pires estudam juntos a água e seu comportamento em diversos tipos de solo. “Minha principal área de pesquisa é uma busca pelo entendimento de como manejar diferentes tipos de solo para que eles continuem férteis e produtivos”, diz o professor Jonathan. “Kristy Lam foi orientada por mim no Mestrado e agora eu estou a orientando no Doutorado. Durante o Mestrado, ela estudou muito o tema de pesquisa do professor Pires”, conta Deenik, que também diz que “de maneira interessante, Brasil e Havaí compartilham muitos tipos de solo”.
Não é a primeira vez que uma Universidade brasileira recebe um professor do Havaí. Deenik revela que existe uma grande história de cooperação entre a Universidade do Havaí em Manoa e os cientistas do Brasil, no que diz respeito ao entendimento sobre os solos tropicais.
Nesta sexta-feira (16), às 14h, o professor Jonathan Deenik dará uma palestra sobre diversidade do solo no auditório do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-graduação (CIPP), para contar sobre sua pesquisa e ampliar as conexões com a comunidade acadêmica. “Acredito que o futuro seja sempre construir pontes entre as pessoas de diferentes lugares, diferentes culturas. Temos uma grande expectativa sobre cooperação internacional”, finaliza.
Texto: Domitila Gonzalez | Fotos: Fabio Ansolin