Residentes do HU-UEPG realizam visita técnica em Hospital de Rebouças
Compartilhe
Na última quinta-feira (11), residentes do Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) realizaram uma visita técnica ao Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, em Rebouças. O objetivo era apresentar aos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Reabilitação o trabalho da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (CCI).
Estiveram presentes na visita 14 residentes do HU, acompanhados da coordenadora da residência Gabriele Alves de Paula Chemin e das preceptoras Ana Maria Costa Carneiro e Thaiza Acosta Rebonato. A equipe conheceu a estrutura da unidade, os critérios de admissão, escalas de avaliação e Plano Terapêutico Singular (PTS). Como informa Thaiza, o PTS foi desenvolvido para discutir, de forma interdisciplinar, os casos e evoluções de cada paciente, apresentando os ganhos, objetivos e ajuste farmacológicos. “As atividades são registradas em ata de reunião e as principais metas da semana são descritas em ações objetivas, que ficam disponíveis para todos os profissionais a beira leito”, explica.
“As visitas técnicas possibilitam ampliar o olhar sobre possibilidades de atuação de cada área e, para os residentes, expande o leque de opções de atuação após a conclusão da residência”, adiciona Thaiza. O CCI de Rebouças segue modelos de atendimento de Espanha e Portugal. Além de Rebouças, apenas Campo Largo possui unidade hospitalar que segue o mesmo modelo no Estado, com 22 leitos disponíveis. A unidade é um espaço de internamento que fornece tratamento e supervisão clínica continuada e intensiva de reabilitação, com internação média de 15 a 90 dias. “Como alguns pacientes nossos são encaminhados ao CCI, conseguimos também deixar em aberto a possibilidade de que possam ser triados novamente para o retorno ao ambulatório de reabilitação na UEPG”, finaliza.