Equipe do Lama-UEPG realiza visita técnica em unidade rural certificada

Compartilhe

 

A equipe do Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lama-UEPG) realizou, em 26 e 27 de maio, visita técnica a uma unidade familiar rural, integrante da Comunidade Tradicional Quilombola de Areia Branca, em Bocaiúva do Sul. A visita aconteceu porque o projeto apoiou a articulação do processo de certificação participativa, por meio do Programa Paraná Mais Orgânicos.

A unidade rural está inserida na floresta ombrófila densa da Mata Atlântica e integra a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Estadual de Pinheirinho. A propriedade pertence a um cooperado da Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis (Coopersfloresta), em que são desenvolvidos Sistemas Agroflorestais no Vale do Ribeira. Um dos produtos mais comercializados são chips e bala de banana e chips de mandioca, o que contribui para a geração de renda para as famílias de agricultores.

Segundo a coordenação do projeto, o produtor é referencial quanto ao sistema agroflorestal, em que o manejo é feito imitando a sucessão de uma floresta nativa, o que permite o cultivo de uma grande diversidade de espécies com diferentes usos, para renda diversificada. “Fica evidente o papel fundamental dos serviços de assistência técnica e extensão rural prestados pelo Lama, ao apoiar a organização dos agricultores ecológicos, incluindo o apoio a certificação participativa pela Rede Ecovida e comercialização por meio do Projeto Compra Coletiva”, explica.

Anna Rachel Czech Novloski, aluna da pós-graduação de Agronomia da UEPG, relata que foi a primeira vez que teve a oportunidade de conviver em uma agrofloresta plena. “Essa floresta de alimentos, permeada por várias camadas de conhecimento e muita luta, me fez sentir algo que há muito eu não sentia, que é esperança”, completa.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Divulgação


Compartilhe

 

Skip to content