O curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou sua semana acadêmica abordando o Cinema como temática central. O evento aconteceu entre os dias 11 e 13 de setembro, com uma programação que contou com palestras, oficinas, apresentação de filmes e demais atividades que aprofundaram o conhecimento dos estudantes sobre a linguagem audiovisual.
O tema para a Semana foi escolhido em conjunto com os estudantes, por meio das atividades conduzidas por eles. A coordenadora do evento, professora Adriana Suarez, explica que a escolha do tema buscou aproximar os acadêmicos dos estudos na área. “Os filmes são uma arte de fácil acesso e, com isso, surge a grande necessidade de se discutir o Cinema como uma linguagem artística que permite discutir mensagens como questões politicas, sociais, culturais entre outras. Estudar sobre cinema é algo mágico e muito importante”. A professora destaca que o estudo do audiovisual está inserido na formação em Artes Visuais, contribuindo para sua formação.
No segundo dia, os alunos protagonizaram as atividades da Semana, com uma série de oficinas ligadas ao Cinema de Horror. Durante a tarde, os alunos puderam participar de atividades práticas voltadas à produção de cartazes, fotografia e roteiros, tendo o Terror como temática central. “Eu pensei em utilizar a pesquisa do meu TCC sobre a estética do terror e transformá-la em uma atividade prática. Foi a oportunidade perfeita de abordar o entendimento da linguagem visual por meio de uma temática que chama a atenção”, comenta a estudante do Quarto Ano, Ana Beatriz Rovani, que ministrou oficina de produção de cartazes com sua colega Gracyelle Machado.
Para o encerramento do evento, aconteceu uma série de atividades no Sesc Estação Saudade, no Centro de Ponta Grossa, na sexta-feira (13). Foram realizadas exibições de curtas-metragens, acompanhados de jogos didáticos sobre Cinema. Os alunos fecharam a Semana Acadêmica com o tradicional concurso de cosplays, onde puderam colocar em prática sua criatividade e técnica na produção de fantasias ligadas ao cinema fantástico e de horror.
Texto: Gabriel Miguel | Fotos: Gabriel Miguel e Jéssica Natal