O IX Workshop Paranaense de Arte-Ciência e 7th International Meeting on Art-Science inicia nesta segunda (04) e vai até sexta (08). O tema do evento é “Imagens do Brasil”, em comemoração ao bicentenário de nascimento do fotógrafo francês Jean-Victor Frond.
A obra “Brésil Pittoresque”, primeiro livro de fotografias da América Latina, reuniu os registros das terras brasileiras, da escravidão, vida rural e paisagens do Rio de Janeiro feitos pelo fotógrafo, com texto de Charles Ribeyrolles. Um concurso de fotografias e vídeos, parte da programação do evento, buscou relacionar arte e ciência nas imagens do país, suas belezas, cultura e história.
Para debater a relação entre arte e ciência, o evento conta com palestras, mesas-redondas, oficinas, mostra de vídeos e fotografias, além de comunicações de trabalhos científicos. Os textos selecionados serão publicados em um número especial da Revista Vitruvian Cogitationes, do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
A organizadora do evento, professora Josie Agatha Parrilha da Silva, do Departamento de Artes da UEPG, observa que o evento é aberto à comunidade e que as inscrições para ouvintes ficam abertas até esta segunda-feira (04). “O workshop será muito importante por suas características interdisciplinares e por trazer à tona temas de relevância à sociedade”, pontua.
Programação
Nesta segunda, a programação do evento inicia com a mostra “A relação arte-ciência nas imagens do Brasil”, mediada pelo professor Nelson Silva Junior e as professoras Maria Cristina Mendes e Patrícia Camera, docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em seguida, o Departamento de Artes da UEPG e o Programa de Extensão Interarc lançam quatro livros, dois deles realizados em parceria com o Grupo de Extensão Foca Foto, do curso de Jornalismo.
Às 19h30, inicia a abertura do evento, transmitida pelo Youtube. A artista plástica Rute Yumi apresenta a mesa “O bicentenário de Jean-Victor Frond”, com mediação do professor Elemar Kleber Favreto (EERR). Para a terça (05), está prevista a mesa “Imagens em movimento: um diálogo entre arte e ciência no cinema”. No dia 06, é a vez do tema “Como a ciência informa meu trabalho em arte” e na quinta-feira (07) acontece a palestra “Imagens na Ciência”. Também estão previstos debates, oficinas e apresentação de trabalhos durante todo o encontro.
Texto: Adaptado por Aline Jasper | Foto: Aline Jasper